Tratar o canal ou extrair? Essa dúvida é muito comum quando se tem um dente com dor, quebrado ou com uma cárie muito profunda. Porém, cuidar da saúde do nosso sorriso é fundamental e a primeira opção sempre deve ser a mais conservadora possível.
O que vai direcionar o tratamento para uma dessas duas opções é o grau de destruição da estrutura dental. Tratar o canal e a extrair um dente são procedimentos muito diferentes e tem indicações bem descritas na literatura.
Quando é indicado o tratamento de canal?
Quando o dente tem restauração ou cárie muito profunda ou sofreu alguma grande fratura, a polpa dental (tecido vivo do nosso dente, formada por vasos sanguíneos e nervos) é atingida por bactérias que irão causar inflamação ou infecção podendo ou não vir a causar dor.
Após a verificação através do raio X ou de exames complementares como a tomografia, é feito um estudo do caso para avaliar a possibilidade do tratamento
de canal e posterior reabilitação estética e funcional do dente. Atualmente, mesmo em dentes com grande perda de estrutura, existem técnicas que tornam possível mantê-lo em boca, como o uso de pinos de fibra de vidro e coroas protéticas.
Sendo assim, a extração passa a ser a última opção de tratamento, só realizada quando realmente o a reabilitação protética não será mais possível.
Mas vale todo o investimento necessário para o tratamento de canal?
Muitas pessoas tem medo em realizar o procedimento e vir a perder o dente no futuro, porém o tratamento de canal realizado com um bom profissional e com as técnicas atuais tem alto índice de sucesso, superando as taxas de sucesso de implantes dentários. Além disso, uma vez que um dente é extraído todos os demais se movimentam tentando fechar o espaço do dente perdido, o que gera reabsorções ósseas, cáries e problemas articulares.
Portanto, sempre que possível deve-se optar pelo tratamento mais conservador e realizar o tratamento de canal sempre que necessário, para manter o dente em boca com saúde novamente e em harmonia com os demais.
Aqui na Venzke Odontologia, a Dra. Bruna é a responsável pelo tratamento de canal. Ela é especializanda em Endodontia pela Zenith Educação Continuada em Florianópolis e mestranda em Endodontia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, conta com todas as tecnologias que existem na área para resolver os casos de tratamento de canal de forma rápida e eficaz.
Comments