Ninguém quer chegar ao ponto de precisar de tratamento de canal, não é mesmo? Ainda existem muitos mitos acerca do assunto, o que deixa muitas pessoas com medo de realizar o procedimento e acabam optando pela extração do elemento.
Porém, a verdade é que com todas as tecnologias que foram evoluindo ao longo dos anos o tratamento de canal se tornou um procedimento muito seguro e indolor. Todas aquelas inúmeras sessões desconfortáveis para fazer um tratamento de canal não existem mais.
Além disso, hoje vamos desvendar alguns outros mitos que continuam sendo muito falados sobre o assunto.
Tratamento de canal dói?
Mito! Atualmente existem técnicas anestésicas e medicamentos que controlam a dor e o desconforto do paciente na hora do procedimento.
É normal o dente ficar mais sensível depois do tratamento?
Sim! A sensibilidade pós-operatória é super normal, assim como quando realizamos qualquer outro procedimento cirúrgico. O tratamento de canal é uma microcirurgia que remove o nervo do dente, então é normal que nos primeiros dias enquanto o organismo ainda está cicratizando a região, ela fique um pouco mais sensível ao tocar ou mastigar. Porém, é algo leve que pode ser controlado apenas com analgésicos e diminui mais a cada dia.
O tratamento de canal escurece o dente?
Mito! O tratamento de canal quando bem finalizado não deve modificar a coloração do dente.
O tratamento de canal deixa o dente mais fraco?
Mito! Não é o tratamento de canal que enfraquece o dente. Justamente o contrário, a maioria dos dentes que chegam a precisar tratamento de canal tem já ampla destruição coronária, ou seja, já estão mais enfraquecidos. Por isso, é necessário que o dentista que irá reabilitar o dente pós tratamento de canal encontre a melhor técnica para restaurá-lo em estética e função.
Posso não ter dor e precisar de tratamento de canal?
Verdade! Nem todos os casos que precisam de tratamento de canal tem dor, muitas vezes nervo do dente já foi morto pelas bactérias e está infeccionado. Nesse caso, a pessoa não sente aquela dor pulsante e irradiada característica, mas o caso pode evoluir para uma infecção cada vez maior silenciosamente e até vir a formar abscessos ou inchar o rosto. Por isso, a importância de manter sua visita ao dentista sempre em dia para evitar que isso aconteça.
Comentarios