O tratamento de canal ainda continua sendo temido pela maioria das pessoas, porém ele é o único tratamento capaz de tratar o dente de uma infecção profunda. Seu objetivo é a remoção dos tecidos inflamados, restauração dos canais e reconstrução do dente.
O medo surge pela má fama do tratamento de canal causar dor, porém isso não se passa de uma confusão já que a dor surge devido a inflamação do dente, a chamada pulpite, que pode levar o paciente a dor intensa que atrapalha o sono e a alimentação. O tratamento vem justamente para cuidar e interromper esse quadro.
Para resultado satisfatório o tratamento exige cuidados em todas etapas, visto que é necessário remover todas as bactérias do interior do dente e deixar esse ambiente asséptico para evitar o retorno da infecção. Por isso, o paciente deve buscar um profissional de confiança e cuidadoso, sendo importante esclarecer todas suas dúvidas antes de começar o tratamento.
Além disso, é importante respeitar as recomendações após o tratamento de canal, principalmente realizando a restauração final do dente logo após a endodontia e mantendo os cuidados de higiene para evitar a recontaminação do canal com bactérias, o que pode comprometer o tratamento a longo prazo.
Comments